1 de outubro de 2013

Essa receita caiu nas minhas mãos há poucas semanas, uma salvação vinda dos professores de francês lá de onde trabalho. Eis que ao dar aula para um certo livro avançado pela primeira vez, o que me fez ficar com a pulga atrás da orelha não foi a gramática, o vocabulário ou a pronúncia. Foi a bendita aula de culinária! Petit gâteau... Meu Deus, será que ia dar tempo de fazer aquelas receitas complicadas, comer, limpar a cozinha em apenas 1h?

Quando me deparei com essa receita, perguntei: é só isso de ingredientes mesmo? Tipo, não vai leite líquido, farinha, fermento, óleo, manteiga... nada daquilo que os bolinhos normalmente levam? Nem o creme de leite e o chocolate derretido do gâteau au chocolat que a minha professeur de francês faz? Socorro!

Cheguei em casa com os ingredientes para testar a receita primeiro, ao invés de usar os meus students como cobaias. E não é que dá super certo mesmo? Fora que minha irmã adorou - além de ser de chocolate, não vai farinha, ou seja, nada de glúten para atacar a alergia dela...

Com a prática (pode acreditar, em menos de um mês já fiz essa receita vááárias vezes), acabou virando uma receita muito rápida, dá para fazer enquanto prepara o almoço e já servir como sobremesa!

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 1 xíc. chocolate em pó (sabe aquele Dois Frades... então, sem fazer merchan pq este blog não é patrocinado, mas para a receita dar certo, tem que ser aquele, que não tem açúcar nem glúten)
  • 1 xíc. leite em pó
  • 1/2 xíc. açúcar
1. Bata os ovos (clara e gema juntas) na batedeira por uns 5 min, fazendo um creme espumoso.
2. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco, até dissolver o açúcar no creme e mudar a textura (fica um creme lindo! perde a espuma!)
3. Acrescente o chocolate e o leite, bata até misturar tudo.
4. Distribua em forminhas de papel dispostas naquelas formas para cupcakes. Dá mais ou menos 12 menores ou você pode encher mais as forminhas e fazer menos - mas maiores! rs 
5. Leve ao forno (pré-aquecido) a 200g por exatamente 6 min - se passar, ficará um bolinho batumado e sem o creme do meio. Depois é só servir com sorvete de creme ^^ (não esqueça de tirar a forminha de papel com todo o cuidado!)



Tagged: , , , ,

Um comentário:

  1. Oi Pollyanna, tudo bem? Gostaria de saber se posso colocar essa sua receita no meu site www.semglutensemalctose.com com os devidos créditos para a receita e foto. As leitoras vão amar!! :) Se quiser entrar em contato meu email é contato@semglutensemlactose.com
    Obrigada e parabéns!!!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu cometário! Seja sempre bem-vindo para dar a sua opinião por aqui!

... é de comer? © 2013 | Powered by Blogger | Blogger Template by DesignCart.org